Por que as empresas bem sucedidas estão deixando de fazer o planejamento no Excel?

Publicado em:
30/10/2023
Compartilhe:
Por que as empresas bem sucedidas estão deixando de fazer o planejamento no Excel?

Ainda utiliza o Excel como a sua ferramenta padrão para o planeamento da fábrica? Se sim, está a ficar para trás.Não há dúvida que o Excel é uma ferramenta poderosa, permite cálculos, análise de dados e criação de relatórios. Todos nós, sejam amadores ou profissionais, já o utilizamos. Mas não estaremos reféns da sua simplicidade e versatilidade?O mercado e a indústria está cada vez mais desafiante, seja pela volatilidade da cadeia de abastecimento, aumento dos custos, clientes cada vez mais exigentes ou concorrência mais agressiva. Nem todas as ferramentas têm capacidade de dar resposta a estas questões.Por mais prático que o Excel possa ser, tem as suas limitações. Limitações que custam tempo e dinheiro às empresas, como:

  • Limitações de escala: O Excel tem restrições quanto ao número de dados e fórmulas que pode manipular. Isso pode ser um problema para fábricas de grande porte ou com uma ampla variedade de produtos.
  • Falhas humanas: O Excel é suscetível a erros humanos, como erros de digitação ou fórmulas mal elaboradas. Isto pode levar a planos de produção imprecisos ou ineficientes.
  • Dificuldade de colaboração: O Excel pode ser difícil de utilizar em equipes, pois os utilizadores podem facilmente sobrepor ou modificar dados uns dos outros.

Então como é que muitas das empresas de sucesso estão a fazer algo tão complexo? Investem em inovação e digitalização dos seus sistemas e apostam em soluções avançadas e especializadas no planeamento e programação da produção, nomeadamente o SIEMENS Opcenter APS, antigo Preactor. E por que escolher o Opcenter APS?

Facilmente integrável com qualquer ERP ou fonte de dados

Quanto tempo gasta à procura de informação? A vasculhar folhas e ficheiros Excel, a procurar tabelas escondidas, a fazer chamadas ou enviar emails a pedir informação? O Opcenter pode extrair informações de encomendas, datas, roteiros, lista de materiais diretamente da fonte, seja ela o ERP, o MES, ou mesmo ficheiros Excel usados pelas diversas áreas. Deste modo garante-se sempre a informação mais atualizada e poupa-se tempo em tarefas que não vão trazer valor acrescentado.

Capacidade de Processamento e Resposta

O Opcenter APS não só lida com grandes volumes de dados, como também utiliza algoritmos avançados para gerar planos de produção precisos, a levar em conta as capacidades da máquina, os roteiros, a lista de materiais, a utilização de mão de obra, as ferramentas e outras regras específicas. Tudo isto é feito em questão de segundos ou minutos.

Capacidade de Simulação e Visibilidade

Encomendas que são alteradas em cima da hora, avarias em máquinas, stocks incorretos e que nos geram surpresa quando falta material no momento da produção, aumento repentino do absentismo. Todos nós nos deparamos com alguma destas situações, se não todas!  Infelizmente são mais recorrentes do que gostaríamos.  Com o Opcenter APS conseguimos rapidamente ver os impactos destas mudanças no plano. Conseguimos perceber, por exemplo, que encomendas vão atrasar. Facilmente podemos calcular e comparar diferentes cenários e perceber qual a melhor alternativa para minimizar os impactos.O Excel pode até ser uma ferramenta prática e que, em uma escala pequena, possa funcionar no planeamento da fábrica. No entanto, à medida que as fábricas se tornam mais complexas, que o mercado fica mais desafiante o Excel torna-se cada vez menos adequado para esta tarefa.O software SIEMENS Opcenter APS oferece uma série de funcionalidades que o tornam ideal para o planeamento de produção em qualquer escala e qualquer indústria de manufaturados, com resultados comprovados na redução de custos, na melhoraria da utilização dos recursos e no aumento da produtividade.Não deixe que a sua empresa fique para trás e entre em contato com a NEO para saber mais ou pedir uma demonstração gratuita!

Compartilhe:
Coleta de Dados

Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para maiores informações.