A NEO e a SIEMENS oferecem a solução de Planejamento e Programação de Produção (APS) ideal para a indústria alimentícia, com resultados expressivos e com o nível de automatização e simulação que a Indústria 4.0 requer
5 PRINCIPAIS DORES DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

Variação da Demanda
Alta sensibilidade aos erros de previsão de demanda e perfis de demanda pouco previsíveis ao longo dos períodos.

Nivelamento dos Recursos
Complexidade em lidar com as alternativas de alocação de linhas, considerando limpeza, setups e mão de obra.

Balanceamento dos Estoques
Dificuldade em planejar coberturas avaliando políticas de estoque, capacidade, custos, prazos e perecibilidade.
![icones-site-[Recuperado] icones-site-[Recuperado]](https://neoep.com.br/wp-content/uploads/2020/12/icones-site-Recuperado-140x140.png)
Sincronismo entre os processos
Dinâmica complexa para sincronizar etapas de fabricação de material intermediário e envase de acabados.

Reprogramação da Produção
Ambiente produtivo dinâmico com mudanças de prioridade de atendimento, atraso de produção e quebra de máquinas.
COMO FUNCIONA
PROGRAMAÇÃO FINA COM CAPACIDADE FINITA
MINIMIZAÇÃO DO SETUP
Simule cenários com heurísticas que possam otimizar variáveis a seu critério, como setups, que podem ser minimizados automaticamente, agrupando produtos de mesmos sabores ou características alergênicas, entre outros, reduzindo os tempos de limpeza.
PLANEJAMENTO SEGUNDO POLÍTICAS E CAPACIDADE
Gere o Plano Mestre de Produção (PMP ou MPS) considerando as políticas de estoque de cada item, explodindo as necessidades em todos os níveis da estrutura de produto (MRP), porém enxergando a capacidade produtiva para gerar cenários viáveis e melhores.
RESULTADOS ESPERADOS

Redução de Estoques
Com um planejamento e programação mais balanceados, a saúde dos estoques melhora, reduzindo estoques de produto acabado e sincronizando as compras de matérias-primas. A agilidade da solução também permite reagir rapidamente a mudanças de demanda para evitar estoques desnecessários e perdas por perecibilidade.

Aumento de Produtividade
As regras de programação irão agrupar itens de similares, de mesmo sabor ou característica alergênica, reduzindo tempos de setup que não agregam valor. O melhor sincronismo permite a redução dos tempos de espera, gerando mais valor diretamente ao produto e aproveitando melhor os ativos da empresa.

Redução de Rupturas
A visibilidade, agilidade em programar e maior assertividade nos planos permite reduzir os atrasos e rupturas pois elas são identificadas com antecedência, permitindo realizar simulações para tomar ações preventivas e eliminá-las. Isso tudo com cenários que permitam garantir disponibilidade sem prejudicar o atendimento.

Mais Agilidade
Mais difícil que planejar é replanejar. Uma quebra de máquina, um retrabalho em um componente ou uma mudança na demanda de um item podem gerar um efeito cascata para reprogramar toda a fábrica. Responder a essa realidade rapidamente e com um bom plano permitem que o trabalho do PPCP seja mais analítico e decisivo, e não operacional.