APS Para a Indústria Têxtil e de Confecção

A NEO e a SIEMENS oferecem o software e o suporte ideais para o Planejamento e Programação da Produção (APS) para a Indústria Têxtil e Confecção, com resultados expressivos e nível de automatização e simulação que a Indústria 4.0. requer.

Quem trabalha na indústria têxtil e de confecção sabe que ela é muito peculiar. É um setor com tantas características especiais que tornam a gestão da manufatura e cadeia de suprimentos extremamente complexa. Os desafios vão desde processos específicos, como o tingimento no beneficiamento de malhas e tecidos e suas máquinas com diferentes capacidades e restrições de tipos de produto que produzem, até os processos de costura que normalmente contam com uma rede de empresas terceirizadas para executar operações que devem ser balanceadas na cadeia produtiva.

Isto tudo precisa ser orquestrado e sincronizado ao longo dos processos, olhando produção e materiais juntos. O Opcenter APS, aliado à consultoria da NEO, é a solução ideal para resolver os desafios do seu negócio e encontrar o melhor uso da capacidade dos recursos disponíveis.

OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA INDÚSTRIA TÊXTIL E CONFECÇÃO

icones site-13

Altos Estoques e Baixo Atendimento

O ciclo de coleções é rápido e os estoques de malha e tecido ficam desbalanceados facilmente, causando excessos e rupturas.

icones site-02

Sincronismo e Terceirização

Por ser uma cadeia muito vertical mas com forte terceirização, o sincronismo e visibilidade da produção interna e externa é desafiador.

estoque

Gestão de Materiais e Lotes

A necessidade de controle e rastreabilidade de lotes, desde o fio até a tecelagem e tingimento, é ímpar. É um setor em que 1+1 nem sempre é 2.

ICONES VERTICAL-03

Restrições Produtivas

A capacidade não é restringida só por máquinas, mas também por pessoas, desde a tecelagem à costura, com expertises restritivas conforme o mix de produtos.

simple_gradient_blue_lateorder

Altos Tempos de Setup

Desde o degradê de tingimento até os setups das estamparias, essa ineficiência só tende a crescer com o aumento de SKUs.

COMO FUNCIONA O APS

CAPACIDADE FINITA & SINCRONISMO

Realize programações de produção considerando a capacidade finita dos seus recursos produtivos (máquinas, mão-de-obra e ferramentas) e o sincronismo necessário entre as operações e componentes, desde a malharia e beneficiamento até a confecção.

MINIMIZAÇÃO DO SETUP

Otimize a sua eficiência produtiva com programações que automaticamente buscam reduzir setups por troca de cor em processos como tingimento e estamparia, assim como ferramentas em malharia e acabamentos de confecção.

PLANEJAMENTO & ANÁLISE

Avalie como a sua eficiência, atendimento e nível de estoque estará projetado no seu plano de produção com uma alta acuracidade para a melhor tomada de decisão.

RESULTADOS ESPERADOS

Redução de Estoques

O melhor sincronismo entre as operações permite uma redução de lead time, a qual reduz seu WIP e permite que você reduza também seu estoque de produtos acabados, já que o ressuprimento é mais rápido. A agilidade da solução também permite reagir rapidamente a mudanças de demanda para evitar estoques desnecessários.

Aumento de Produtividade

As regras de programação irão agrupar itens de similares, reduzindo tempos de setup que não agregam valor. O melhor sincronismo permite a redução dos tempos de espera, gerando mais valor diretamente ao produto e aproveitando melhor os ativos da empresa.

Redução de Atrasos

A visibilidade, agilidade em programar e maior assertividade nos planos permite reduzir os atrasos e rupturas pois elas são identificadas com antecedência, permitindo realizar simulações para tomar ações preventivas e eliminá-las. Isso tudo com cenários que permitam garantir disponibilidade sem prejudicar o atendimento.

Maior Agilidade

Mais difícil que planejar é replanejar. Uma quebra de máquina, um retrabalho em um componente ou uma mudança na demanda de um item podem gerar um efeito cascata para reprogramar toda a fábrica. Responder a essa realidade rapidamente e com um bom plano permitem que o trabalho do PPCP seja mais analítico e decisivo, e não operacional.

CONHEÇA ALGUNS DE NOSSOS CLIENTES

O QUE DIZEM OS NOSSOS CLIENTES

É muito satisfatório trabalhar no desenvolvimento da ferramenta APS junto com a NEO. As ideias e soluções surgem com facilidade e são rapidamente implementadas.”

Marcelo Scrinz – Gerente de PPCP da Texneo

A NEO enxerga seus clientes como parceiros de longo prazo. A sua habilidade técnica e embasamento acadêmico são diferenciais notáveis.”

Luciano Mondini – Diretor Industrial da Haco Etiquetas

SE INTERESSOU PELA SOLUÇÃO?