APS Para a Indústria Moveleira

A NEO e a SIEMENS oferecem o software e o suporte ideais para o Planejamento e Programação da Produção (APS) para a Indústria Moveleira, com resultados expressivos e nível de automatização e simulação que a Indústria 4.0 requer.

O setor moveleiro é um setor muito dinâmico, com uma demanda sensível e caracterizada por uma variedade muito grande de produtos, com sazonalidades acentuadas e ciclos de vida de produto cada vez mais curtos. A produção também é delicada, uma vez que possui diversos processos, tempos altos de setup e qualquer falta de sincronismo gera um volume de estoque em processo brutal. Sem contar questões de qualidade que fazem com que pequenos lotes estejam sempre caindo de paraquedas, impactando a produtividade.

 

A expertise da NEO no segmento moveleiro, aliada à robustez e à flexibilidade do líder de mercado OPCENTER APS, nos permite implantar na sua empresa uma solução para planejar e programar a sua indústria, enxergando a capacidade finita dos seus recursos para adequar os planos de produção, agindo e reagindo rapidamente às mudanças na demanda e na produção. Tudo isso com o dinamismo da indústria requer.

OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA INDÚSTRIA MOVELEIRA

Grande variedade de produtos

A variedade de produtos amplia os tempos de setup e diminui a produtividade da fábrica.

Muitas peças por produto

O alto número de peças por produto eleva o número de operações necessárias para sua finalização, e consequentemente amplia o tempo de entrega.

Sincronismo entre as operações

Diferentes itens de um mesmo produto acabado precisam ser finalizados em sincronia até o processo de embalagem do móvel.

simple_gradient_blue_lateorder

Altos tempos de Setup e Espera

Fabricar alternadamente componentes com atributos diferentes toda hora é extremamente custoso devido aos setups envolvidos no início de cada operação.

Estoques Altos e Desbalanceados

Dificuldade em planejar coberturas avaliando políticas de estoque, capacidade, custos, prazos e sazonalidade.

COMO FUNCIONA O APS

SEQUENCIAMENTO COM CAPACIDADE FINITA

Programe as seccionadeiras, coladeiras, máquinas de pintura e furadeiras peça por peça, garantindo o acasalamento dos produtos no final da linha de produção para embalagens.

MINIMIZAÇÃO DO SETUP

Programe as ordens agrupando peças com tamanhos, cores e furações similares, minimizando a troca de ferramentas e garantindo a máxima produtividade de cada recurso.

PRIORIZAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO

Priorize no sequenciamento produtos com estoques críticos, reduzindo ou impedindo a quebra de estoque. Gere diferente cenários e analise, através de relatórios, a projeção do estoque de cada item para um horizonte pré-definido.

RESULTADOS ESPERADOS

Redução de Estoques

O melhor sincronismo entre as operações permite uma redução de lead time, a qual reduz seu WIP e permite que você reduza também seu estoque de produtos acabados, já que o ressuprimento é mais rápido. A agilidade da solução também permite reagir rapidamente a mudanças de demanda para evitar estoques desnecessários.

Aumento de Produtividade

As regras de programação irão agrupar itens de uma mesma cor para produzir na pintura, assim como gerar automaticamente um degradê de cores a fim de reduzir setups. A redução neste e em outros setores, somada à redução de tempos de espera ao longo da produção, permitem ganhos de eficiência que podem passar de 10%.

Redução de Atrasos

A demanda no mercado moveleiro é muito variável, assim como a quantidade de SKUs é muito alta. A visibilidade, agilidade em programar e maior assertividade nos planos permite reduzirmos atrasos e rupturas pois elas são identificadas com antecedência, permitindo realizar simulações para tomar ações preventivas e eliminá-las.

Maior Agilidade

Mais difícil que planejar é replanejar. Uma quebra de máquina, um retrabalho em um componente ou uma mudança na demanda de um item podem gerar um efeito cascata para reprogramar toda a fábrica. Responder a essa realidade rapidamente e com um bom plano permitem que o trabalho do PPCP seja mais analítico e decisivo, e não operacional.

CONHEÇA ALGUNS DE NOSSOS CLIENTES

O QUE DIZEM OS NOSSOS CLIENTES

“O Preactor fez com que os processos ficassem totalmente colados e o tempo gasto com as simlações tem um acuracidade muito melhor. Conseguimos acertar com precisão os itens que conseguimos ou não entregar para o cliente.”

Fernando Canelas – Coordenador de PPCPM da Bartira

SE INTERESSOU PELA SOLUÇÃO?