APS Para a Indústria de Embalagens

A NEO e a SIEMENS oferecem o software e o suporte ideais para o Planejamento e Programação da Produção (APS) para a Indústria de Embalagens, com resultados expressivos e nível de automatização e simulação que a Indústria 4.0 requer.

A indústria de embalagens , seja plástica, de papel ou metálica, possui um dinamismo de demanda e um conjunto de restrições de produção muito desafiadores. Os cenários uma vez programados podem ser totalmente modificados em função de alterações nos pedidos ou na produção, e acompanhar prazos de entrega ao mesmo tempo em que se busca ganhar produtividade não é fácil. Especialmente neste segmento em que cada processo produtivo possui fatores e restrições produtivas diferentes que precisam se equilibrar, e pedidos urgentes estão sempre precisando ser atendidos.

 

A expertise da NEO no segmento de embalagens, aliada à robustez e à flexibilidade do software líder de mercado OPCENTER APS, nos permite implantar na sua empresa uma solução para planejar e programar a sua indústria, enxergando a capacidade finita dos seus recursos para adequar os planos de produção, agindo e reagindo rapidamente às mudanças na demanda e na produção. Tudo isso com o dinamismo da indústria requer.

OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS

Promessa de Datas de Entrega

Com pedidos entrando todo dia e uma fábrica já carregada, é difícil prometer prazos realistas sem enxergar o impacto de novas demandas na produção.

Grande variedade de produtos

As variações nas dimensões, cores e materiais ampliam o número de operações e os tempos de setup necessários na fábrica, trazendo complexidade.

Altos Índices de Atrasos

A baixa previsibilidade e volatilidade da demanda causam muitas reprogramações e baixa visibilidade, o que gera muitos atrasos.

simple_gradient_blue_lateorder

Altos tempos de setup

Fabricar alternadamente componentes com atributos diferentes toda hora é extremamente custoso devido aos setups envolvidos no início de cada operação.

Margens e Prazos Apertados

Por fazer parte de uma cadeia de suprimentos muito volátil e com alta competitividade, a necessidade de reduzir custos e lead times de produção são vitais.

COMO FUNCIONA O APS

ORDENS DE CONSULTA PARA PROMESSA DE ENTREGA

Simule consultas de potenciais pedidos, programe-os juntamente com as ordens de produção existentes e avalie as maneiras de melhor atender os prazos com uma visão sistêmica de toda a programação, prometendo datas mais fiéis e entendendo os impactos dos “fura-fila”.

MINIMIZAÇÃO DO SETUP

Simule cenários com heurísticas que possam otimizar variáveis a seu critério, como setups, que podem ser minimizados automaticamente, agrupando produtos de mesmas cores, pigmentos e dimensões.

RESTRIÇÕES DE FERRAMENTAS E MÃO-DE-OBRA

Ferramentas como porta-clichês e cilindros, são restrições, ou seja, caso um conjunto seja programado em um recurso, o mesmo não será programado em outro recurso simultaneamente. O mesmo ocorre com mão-de-obra, restrita à sua disponibilidade por turno e centro.

RESULTADOS ESPERADOS

Redução
de Atrasos

A visibilidade, agilidade e maior assertividade em programar permitem reduzir os atrasos e as rupturas pois estes são identificadas com antecedência, permitindo realizar simulações para tomar ações preventivas e eliminá-los.

Aumento de
Produtividade

As regras de programação irão agrupar na mesma sequência itens de uma mesma cor, pigmentos e dimensões, ao mesmo tempo em que vão sincronizar melhor as operações, reduzindo tempos de espera, assim reduzindo perdas de produtividade.

Rapidez na Promessa de Prazos

Com a visão sistêmica de todos os setores produtivos e da programação, a cada nova demanda que venha a ser simulada, é possível avaliar cenários, já verificando capacidade e suas restrições, para dar prazos rápida e assertivamente.

Agilidade na Reprogramação

Para qualquer imprevisto na produção, como uma manutenção ou uma produção mais lenta que o esperado, a possibilidade de reprogramar rapidamente o cenário permite o maior controle da produção e melhores resultados.

CONHEÇA ALGUNS DE NOSSOS CLIENTES

CONHEÇA OS CASES

A implementação do Preactor pela NEO na PLASC resultou em:

Redução do número e tempo de setup em 20%;

Redução de 50% no tempo de programação da planta;

Redução de 30% nos atrasos na entrega dos pedidos;

Redução superior a 50% no tempo de promessa de data de entrega para o setor comercial.

SE INTERESSOU PELA SOLUÇÃO?