APS Para a Indústria de Cerâmica e Vidros

A NEO e a SIEMENS oferecem o software e o suporte ideais para o Planejamento e Programação da Produção (APS) para a Indústria de Cerâmica e Vidro, com resultados expressivos e nível de automatização e simulação que a Indústria 4.0. requer.

A Indústria de Cerâmica e Vidro é dona de uma operação complexa, tanto no planejamento e programação da produção, quanto da distribuição. Um dos principais desafios do setor é a falta de previsibilidade de prazos de entrega, com base na real limitação da fábrica. Isso porque a capacidade de produção é limitada pela capacidade dos fornos e processos de acabamentos e com significativos tempos de preparação pela mudança de temperatura e formato.

 

 

A produção e a distribuição são também impactadas pelo formato e tamanho de lote e pelo controle de qualidade de calibre e tonalidade (no caso dos cerâmicos). O Opcenter APS, aliado à consultoria da NEO , é a solução ideal para resolver os desafios do seu negócio e encontrar o melhor uso da capacidade dos recursos disponíveis.

OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA INDÚSTRIA DE VIDROS E CERÂMICA

icones site-05

Reprogramação da Produção

Ambiente produtivo dinâmico com mudanças de prioridade de atendimento, atraso de produção e quebra de máquinas.

icones site-12

Previsibilidade da Programação

Problemas relacionados à qualidade de qualidade, grossura, tamanho, cor e lote, dificultam a previsibilidade de produção.

icones site-15

Manutenções de Recursos

Ampla necessidade de manutenção de equipamentos, linhas produtivas e ferramentas como moldes e prensas.

icones site_Prancheta 1

Calibre
e Tonalidade

Gestão de estoques com controle de variações de calibre e tonalidade, assim como laminações em vidros, complexificam a produção.

mutas-peças

Variação
de formatos

Diferentes formatos e materiais de peças requerem diferentes temperaturas de forno, ampliando os tempos de setup.

COMO FUNCIONA O APS

CAPACIDADE FINITA E ANÁLISE DE CENÁRIOS

Programe as máquinas peça por peça e gere um plano mestre com capacidade finita, simulando e comparando cenários segundo os KPIs do seu negócio.

MINIMIZAÇÃO DO SETUP

Programe as ordens agrupando peças com tamanhos e operações semelhantes, minimizando a troca de ferramentas e garantindo a máxima produtividade de cada recurso.

ORDENS DE CONSULTA PARA PROMESSA DE ENTREGA

Simule consultas de potenciais pedidos, programe-os juntamente com as ordens de produção existentes e avalie as maneiras de melhor atender os prazos com uma visão sistêmica de toda a programação, prometendo datas mais fiéis e entendendo os impactos dos “fura-fila”.

RESULTADOS ESPERADOS

Redução de Estoques

O melhor sincronismo entre as operações permite uma redução de lead time, a qual reduz seu WIP e permite que você reduza também seu estoque de produtos acabados, já que o ressuprimento é mais rápido. A agilidade da solução também permite reagir rapidamente a mudanças de demanda para evitar estoques desnecessários.

Aumento de Produtividade

As regras de programação irão agrupar itens de similares, reduzindo tempos de setup que não agregam valor. O melhor sincronismo permite a redução dos tempos de espera, gerando mais valor diretamente ao produto e aproveitando melhor os ativos da empresa.

Redução de Atrasos

A visibilidade, agilidade em programar e maior assertividade nos planos permite reduzir os atrasos e rupturas pois elas são identificadas com antecedência, permitindo realizar simulações para tomar ações preventivas e eliminá-las. Isso tudo com cenários que permitam garantir disponibilidade sem prejudicar o atendimento.

Maior Agilidade

Mais difícil que planejar é replanejar. Uma quebra de máquina, um retrabalho em um componente ou uma mudança na demanda de um item podem gerar um efeito cascata para reprogramar toda a fábrica. Responder a essa realidade rapidamente e com um bom plano permitem que o trabalho do PPCP seja mais analítico e decisivo, e não operacional.

CONHEÇA ALGUNS DE NOSSOS CLIENTES

SE INTERESSOU PELA SOLUÇÃO?