APS Para a Indústria Alimentícia

A NEO e a SIEMENS oferecem o software e o suporte ideais para o Planejamento e Programação de Produção (APS) para a Indústria Alimentícia, com resultados expressivos e com o nível de automatização e simulação que a Indústria 4.0 requer.

A indústria alimentícia está em franca expansão tanto em competitividade quanto em demanda. Com um grande foco em qualidade, com uma regulamentação cada vez mais exigente, que gera altos custos de produção e uma gestão de estoques complexa, um bom Planejamento e Programação da Produção são essenciais.

A diversificação de produtos, levando em consideração sabores, formatos e restrições alimentares, exige das fábricas uma flexibilidade cada vez maior. As problemáticas de perecibilidade do estoque e os custos de armazenagem também dificultam o processo de Programação e Planejamento fabril. O Opcenter APS, aliado à consultoria da NEO, é a solução ideal para resolver os desafios do seu negócio.

OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA 

icones site-12

Variação
da Demanda

Alta sensibilidade aos erros de previsão de demanda e perfis de demanda pouco previsíveis ao longo dos períodos.

icones site-13

Nivelamento dos Recursos

Complexidade em lidar com as alternativas de alocação de linhas, considerando limpeza, setups e mão de obra.

icones site-04

Balanceamento dos Estoques

Dificuldade em planejar coberturas avaliando políticas de estoque, capacidade, custos, prazos e perecibilidade.

icones-site-[Recuperado]

Sincronismo entre os processos

Dinâmica complexa para sincronizar etapas de fabricação de material intermediário e envase de acabados.

icones site-05

Reprogramação da Produção

Ambiente produtivo dinâmico com mudanças de prioridade de atendimento, atraso de produção e quebra de máquinas.

COMO FUNCIONA O APS

PROGRAMAÇÃO FINA COM CAPACIDADE FINITA

Programe os seus recursos considerando todas as variáveis que afetam a sua capacidade produtiva: máquinas, manutenções, intervalos, mão-de-obra, setups e qualquer outra restrição do seu sistema para gerar um plano factível para a fábrica.

MINIMIZAÇÃO DO SETUP

Simule cenários com heurísticas que possam otimizar variáveis a seu critério, como setups, que podem ser minimizados automaticamente, agrupando produtos de mesmos sabores ou características alergênicas, entre outros, reduzindo os tempos de limpeza.

PLANEJAMENTO SEGUNDO POLÍTICAS E CAPACIDADE

Gere o Plano Mestre de Produção (PMP ou MPS) considerando as políticas de estoque de cada item, explodindo as necessidades em todos os níveis da estrutura de produto (MRP), e ainda enxergando a capacidade produtiva para gerar melhores cenários e priorizando itens mais críticos.

RESULTADOS ESPERADOS

Redução de Estoques

Com um planejamento e programação mais balanceados, a saúde dos estoques melhora, reduzindo estoques de produto acabado e sincronizando as compras de matérias-primas. A agilidade da solução também permite reagir rapidamente a mudanças de demanda para evitar estoques desnecessários e perdas por perecibilidade.

Aumento de Produtividade

As regras de programação irão agrupar itens similares, de mesmo sabor ou característica alergênica, reduzindo tempos de setup que não agregam valor. O melhor sincronismo permite a redução dos tempos de espera, gerando mais valor diretamente ao produto e aproveitando melhor os ativos da empresa.

Redução de Rupturas

A visibilidade, a agilidade em programar e a maior assertividade nos planos permitem reduzir os atrasos e as rupturas pois são identificadas com antecedência, permitindo realizar simulações para tomar ações preventivas e eliminá-las. Isso tudo com cenários que permitam garantir disponibilidade sem prejudicar o atendimento.

Mais Agilidade

Mais difícil que planejar é replanejar. Uma quebra de máquina, um retrabalho em um componente ou uma mudança na demanda de um item podem gerar um efeito cascata para reprogramar toda a fábrica. Responder a essa realidade rapidamente e com um bom plano permitem que o trabalho do PPCP seja mais analítico e decisivo, e não operacional.

CONHEÇA ALGUNS DE NOSSOS CLIENTES

O QUE DIZEM OS NOSSOS CLIENTES

“O Opcenter Preactor elevou o trabalho da equipe de PCP a outro nível! O momento de pandemia evidenciou ainda mais os benefícios trazidos pelo sistema. A incerteza do momento gera a necessidade da avaliação de diferentes cenários e isso foi mais fácil do que nunca com o Opcenter.” – Dauper

SE INTERESSOU PELA SOLUÇÃO?