A área de PPCP ou Planejamento, Programação e Controle da Produção, é direcionada para atuação nas fábricas, entendendo as complexidades da engenharia, da Supply Chain e da Indústria 4.0. A partir das suas ações e rotinas é possível gerar inteligência estratégica que aprimora constantemente o processo produtivo das indústrias.
A NEO é uma consultoria de tecnologia em Engenharia. Tendo isso dito, é de se esperar que boa parte de nossa equipe seja formada por Engenheiros das mais diversas formações. Mas como qualquer outra empresa em constante expansão, nosso time é cada vez mais diverso e multidisciplinar. Isso nos coloca em uma rotina de aprendizado e trocas muito ricas. Pensando nisso, preparemos uma lista de 5 ensinamentos do PPCP que nossos ciborgues “não-engenheiros” afirmam podem ser aplicados a diversas realidades além da industrial.
1 – A capacidade é finita
Parece óbvio, mas é sempre importante lembrar que toda pessoa, área e empresa tem uma capacidade máxima que a impede de produzir infinitamente. Por mais que queiramos agradar a todos os clientes e abraçar todo e qualquer pedido paraquedas que chega, a disponibilidade de recursos – sejam eles de maquinário, de matéria prima ou de pessoas – é finita. E, claro sem esquecer do único recurso que não se pode expandir: o tempo. Porque no fim das contas, toda semana tem 7 dias, todo dia tem 24 horas e todos nós precisamos de 8 horas de sono por dia. Por isso, é sempre preciso respeitar essa capacidade finita no planejamento e na programação das atividades.
2 – Reprogramar é preciso
O ambiente produtivo das indústrias é extremamente dinâmico, com mudanças de prioridade de atendimento, atraso de produção, quebra de máquinas e diversos fatores que podem gerar um efeito cascata e demandar a reprogramação de toda a fábrica. Responder a essa realidade rapidamente e com um bom plano é o que permite que o trabalho do PPCP seja mais analítico e decisivo.
Replanejar é, sim, mais difícil do que planejar. Mas é preciso estar preparado para os imprevistos para assim poder responder de maneira ágil, com maior controle e atingindo os melhores resultados possíveis.
3 – A importância do sincronismo
Seja na Indústria de Alimentos e Bebidas, que possui uma dinâmica complexa para sincronizar etapas de fabricação de material intermediário e envase de acabados, seja na Indústria de Embalagens, que apresenta múltiplos componentes necessários para finalização de uma única peça, o sincronismo entre as operações é fundamental. Sem um olhar crítico – e o software especializado – geram-se paradas de máquina desnecessárias e um excesso de work in progress.
E da mesma forma é em diversos ambientes de trabalho, sem equipes e processos sincronizados há uma baixa significativa de produtividade e, por vezes, uma ociosidade que traz prejuízos para poderiam ser evitados.
4 – First things first
A priorização de programação é fundamental na indústria. É papel do PPCP, e com o auxílio das ferramentas APS, identificar o sequenciamento que irá priorizar produtos com estoques críticos, que reduzam ou impeçam a quebra de estoques. Ou seja, produzir primeiramente aquilo terá o maior impacto positivo (ou negativo em caso de não priorização) deve ser uma premissa do PPCP.
Essa mesma lógica é aplicável para todo e qualquer ambiente produtivo. As equipes e processos precisam estar orientados para vencer primeiramente as prioridades. E isso vale também para os aspectos pessoais de nossa rotina. Quantas vezes já iniciamos pela tarefa mais fácil ou mais prazerosa e tivemos problemas para entregar aquela demanda importante, simplesmente por não termos a priorizado?
5 – Análises, análises e mais análises
Tão importante quanto planejar e replanejar é saber analisar os cenários. No caso das indústrias, tanto o planejamento quanto a programação da produção devem se basear em análises. É a partir delas que é possível avaliar a eficiência, o atendimento e o nível de estoque projetado no plano com alta acuracidade para a melhor tomada de decisões.
Não somente ter os dados e as informações, mas saber fazer o melhor uso deles para criar cenários ótimos e gerar inteligência estratégica é fundamental.
E no seu dia a dia, você identifica outros aspectos do Planejamento e da Programação da Produção que podem servir de ensinamento para demais áreas? Conta pra gente nos comentários!