A crise energética instaurada agora em 2021 trouxe à tona um assunto que há muito tempo não tinha o mesmo peso para a indústria como está tendo agora: o consumo de energia elétrica.
O pessoal que já trabalha com APS há mais de década vai lembrar que um tempo atrás se falava em considerar restrições de energia em determinados períodos de custos mais altos e com risco de apagão. Não que em outros momentos não houvesse oportunidade de redução de custos de energia através da programação da produção, mas em épocas de escassez e alto custo isso torna-se mais relevante.
Entenda mais sobre a Crise Energética e suas restrições para a indústria
A programação da produção pode auxiliar nesse sentido através do controle do que se chama dentro das Soluções APS de Restrições Secundárias. Tradicionalmente elas são usadas para restringir os planos de produção com base na disponibilidade de mão-de-obra, ferramentas e/ou espaço físico. Já a restrição de consumo energético é extremamente pouco explorada e pode ser uma oportunidade para empresas com um bom nível de maturidade nos processos de Gestão da Cadeia de Suprimentos.
Tanto empresas que trabalham no ambiente de Contratação Regulada (ACR) quanto de Contratação Livre (ACL) podem incorporar esse controle pois o Opcenter APS é muito flexível para permitir diferentes integrações e configurações que não sejam estritamente fixas. Naturalmente um uso inicial, simples e efetivo, pode ser diferenciar os horários ponta (18h às 21h em dias de semana) dos horários fora de ponta (os demais) e configurá-los para serem monitorados em equipamentos com alto consumo de energia.
Claramente há uma série de outras variáveis extremamente importantes para a competitividade da indústria, como eficiência produtiva e nível de serviço que podem fazer com que não queiramos restringir ao pé da letra a produção. Atender o nosso cliente pode ser mais crítico. Ainda assim, a possibilidade de enxergar o consumo programado de energia e ponderar essa variável junto às demais é parte de um caminho de melhoria contínua em que temos que enxergar a nossa fábrica de uma forma cada vez mais sistêmica, buscando oportunidades que são gradativamente menos evidentes.
Abaixo você identifica uma configuração simples da distinção de horários, assim como programações realizadas com a restrição sendo respeitada funcionalmente, ou apenas de maneira informativa.

Configuração de Restrições diferenciadas por horário do dia (horário ponta e fora de ponta)

Cenário com Consumo Energético com Restrição Funcional

Cenário com Consumo Energético com Restrição Apenas Informativa
Em ambos casos informações destes cenários como, por exemplo, o custo de energia, podem ser considerados e fazerem parte das análises de comparação de cenários. Se você quer ter uma ideia dos critérios que se pode considerar nas comparações de cenários e potenciais, veja esse vídeo rápido com uma introdução que preparamos para conhecer o APS e entender como funciona o poder de simulação do Opcenter.
E para a sua indústria, o consumo de energia pode ser crítico? Quais outras restrições produtivas você possui? Conta pra gente.
Caso queira mais Conteúdos sobre Programação de Produção, acesse o nosso blog!
E como a NEO pode ajudar a sua indústria?
A NEO Engenharia de Produção é Siemens Smart Expert Partner e oferece soluções com análise de negócio e implementação dos softwares APS. Criamos um novo conceito que valoriza a vanguarda tecnológica e a excelência técnica, ao mesmo tempo em que acreditamos na sensibilidade humana, no trabalho criativo e no relacionamento personalizado e comprometido.
Entre em contato pelo formulário abaixo ou pelo nosso WhatsApp para saber mais sobre as nossas soluções e marcar uma análise personalizada para as necessidades do seu negócio.
Quer dar o próximo passo conosco, rumo ao APS?
Deixe seu contato abaixo e vamos conversar