Atuando há mais de 85 anos no mercado de identificação, a Haco é reconhecida no mercado como líder em etiquetas e possui amplo portfólio de soluções, que atende diversos segmentos de mercado, exportando para mais de 30 países. Atualmente possui 6 fábricas, sendo uma em Portugal e as demais espalhadas pelo Brasil, e emprega mais de 2 mil colaboradores.
Entre 2013 e 2014, a HACO investiu para atualizar, potencializar e ampliar a utilização do Preactor, ferramenta que a empresa já possuía há muitos anos mas que estava com a utilização limitada. O foco do projeto eram as fábricas de tecelagem e acabamento da matriz, em Blumenau/SC, e também a sua unidade de fabricação gráfica, em Massaranduba/SC. Na opinião do Gustavo Figueiredo, Programador da Produção e Key User do Preactor, a característica mais interessante do Preactor 12 são os recursos que dão o dinamismo e a interatividade no Gráfico de Gantt: “Através dele, podemos enxergar a programação com uma riqueza muito grande de detalhes, avaliando de que forma as diversas características relevantes dos produtos interferem na produção.”
O projeto teve a duração de 6 meses, não teve atrasos significativos na sua execução e continua incorporando melhorias através do suporte da empresa Neo.
“A NEO é uma empresa que realmente enxerga o cliente como um parceiro de longa data. O destaque fica por conta da competência técnica, embasamento acadêmico e muita coerência na sugestão de soluções.”
LUCIANO MONDINI, Gestor de Operações
A solução roda totalmente integrada ao Wintree, sistema ERP especialista para o setor têxtil. Em menos de 5 minutos, todas as informações são atualizadas. Gustavo explica como é a rotina atual de utilização do Preactor: “Inicialmente é feito o dimensionamento de recursos de todas as unidades fabris (matriz e filiais). A seguir, são geradas as ordens de produção e é executada a integração para atualizar o Preactor de acordo com o que está realmente acontecendo na fábrica. Com o apoio das informações analisadas no Preactor, fazemos um pequeno briefing, onde são levantados pontos de atenção na produção como disponibilidade dos recursos e problemas em geral. Atualizamos estas informações no Preactor e executamos a regra de programação automática, que roda em menos de 5 minutos.”
E ainda destaca: “Atualmente, todas as características, regras e restrições que interferem na produção estão configuradas no Preactor. Ao toque de um botão temos um sequenciamento ótimo das ordens na fábrica. Nesse ponto cabe ao programador criticar essa programação e realizar pequenos ajustes quando decide privilegiar um pouco mais o setup ou o prazo de entrega.”
Através do Preactor, a HACO pode gerar vários cenários de simulação que possibilitam decidir entre a melhor alternativa, considerando o nível de serviço ao cliente e a otimização da capacidade da fábrica. De acordo com Dulce Bruns, Gerente de PCP, “todas as restrições são consideradas: processo, recursos produtivos, melhor sequencia de set-up, mão de obra, entre outros. O grande diferencial sem dúvida é o tempo de resposta que nos garante agilidade na tomada de decisão. Em um ambiente cada vez mais competitivo e extremamente dinâmico, sem dúvida o Preactor é fundamental”.
“Com a ferramenta, conseguimos um grau de aderência superior a 95%, em relação a programação prevista versus realizada. Este desempenho comprova o sucesso da implantação!”
DULCE BRUNS, Gerente de PCP
O resultado do projeto trouxe ganhos significativos e tangíveis em relação a redução de setups, aumento de produtividade e acuracidade na promessa de prazo de entrega.
“O Preactor nos permite enxergar com clareza os gargalos dinâmicos do nosso processo e atuar diretamente para aproveitar melhor os recursos da fábrica.”
LUCIANO MONDINI, Gestor de Operações
Segundo Gustavo Figueiredo, “antes a otimização de setups ficava dependendo da capacidade do programador de ponderar entre cliente, setup e prazo de entrega, algo quase impossível de se fazer manualmente considerando o nosso volume de ordens de produção e a quantidade de recursos. Com o sequenciamento inteligente gerado automaticamente a partir das matrizes de setup, chegamos a ganhar até uma hora por dia em cada máquina, cerca de 5% de produtividade.”
“Através do Preactor, conseguimos realizar simulações de promessa de prazo de entrega de forma muito mais rápida e com maior acuracidade.”
GUSTAVO FIGUEIREDO, Key User Preactor
Para o futuro, os planos são de melhoria continua em relação a solução atual e expansão. De acordo com Luciano Mondini, “queremos ampliar o uso do Preactor para todas as unidades de negócio e filiais da HACO. O objetivo será conectar todas as fábricas em uma visão consolidada, melhorando a logística e a gestão dos gargalos de produção”.
Saiba mais sobre o Preactor.