APS Para a Indústria Alimentícia

A NEO e a SIEMENS oferecem a solução de Planejamento e Programação de Produção (APS) ideal para a indústria alimentícia, com resultados expressivos e com o nível de automatização e simulação que a Indústria 4.0 requer

A indústria alimentícia está em franca expansão tanto em competitividade quanto em demanda. Com um grande foco em qualidade e com uma normatização cada vez mais restrita, um planejamento e o controle de produção é essencial. O mercado está cada vez demandando produtos diversificados – mais sabores, formatos e produtos destinados a dietas restritas – o que demanda das fábricas uma flexibilidade cada vez maior. As problemáticas de perecibilidade do estoque e os altos custos de armazenagem também são fatores que dificultam o processo de programação e planejamento fabril.
 
  Entre em Contato ou continue a ler sobre nossa solução.

5 PRINCIPAIS DORES DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

icones alimentici-02

Variação da Demanda

Alta sensibilidade aos erros de previsão de demanda e perfis de demanda pouco previsíveis ao longo dos períodos.

Nivelamento dos Recursos

Complexidade em lidar com as alternativas de alocação de linhas, considerando limpeza, setups e mão de obra.

estoque

Balanceamento dos Estoques

Dificuldade em planejar coberturas avaliando políticas de estoque, capacidade, custos, prazos e perecibilidade.

icones alimentici-03

Sincronismo entre os processos

Dinâmica complexa para sincronizar etapas de fabricação de material intermediário e envase de acabados.

icones alimentici-01

Reprogramação da Produção

Ambiente produtivo dinâmico com mudanças de prioridade de atendimento, atraso de produção e quebra de máquinas.

COMO FUNCIONA

PROGRAMAÇÃO FINA COM CAPACIDADE FINITA

Programe os seus recursos considerando todas as variáveis que afetam a sua capacidade produtiva: máquinas, manutenções, intervalos, mão-de-obra, setups e qualquer outra restrição do seu sistema para gerar um plano factível para a fábrica.

MINIMIZAÇÃO DO SETUP

Simule cenários com heurísticas que possam otimizar variáveis a seu critério, como setups, que podem ser minimizados automaticamente, agrupando produtos de mesmos sabores ou características alergênicas, entre outros, reduzindo os tempos de limpeza.

PLANEJAMENTO SEGUNDO POLÍTICAS E CAPACIDADE

Gere o Plano Mestre de Produção (PMP ou MPS) considerando as políticas de estoque de cada item, explodindo as necessidades em todos os níveis da estrutura de produto (MRP), porém enxergando a capacidade produtiva para gerar cenários viáveis e melhores.

 

RESULTADOS ESPERADOS

Redução de Estoques

Com um planejamento e programação mais balanceados, a saúde dos estoques melhora, reduzindo estoques de produto acabado e sincronizando as compras de matérias-primas. A agilidade da solução também permite reagir rapidamente a mudanças de demanda para evitar estoques desnecessários e perdas por perecibilidade.

Aumento de Produtividade

As regras de programação irão agrupar itens de similares, de mesmo sabor ou característica alergênica, reduzindo tempos de setup que não agregam valor. O melhor sincronismo permite a redução dos tempos de espera, gerando mais valor diretamente ao produto e aproveitando melhor os ativos da empresa.

Redução de Rupturas

A visibilidade, agilidade em programar e maior assertividade nos planos permite reduzir os atrasos e rupturas pois elas são identificadas com antecedência, permitindo realizar simulações para tomar ações preventivas e eliminá-las. Isso tudo com cenários que permitam garantir disponibilidade sem prejudicar o atendimento.

Menos Esforço e Maior Agilidade

Mais difícil que planejar é replanejar. Uma quebra de máquina, um retrabalho em um componente ou uma mudança na demanda de um item podem gerar um efeito cascata para reprogramar toda a fábrica. Responder a essa realidade rapidamente e com um bom plano permitem que o trabalho do PPCP seja mais analítico e decisivo, e não operacional.

Alguns de Nossos Clientes

“O Opcenter Preactor elevou o trabalho da equipe de PCP a outro nível! “O momento de pandemia evidenciou ainda mais os benefícios trazidos pelo sistema. A incerteza do momento gera a necessidade da avaliação de diferentes cenários e isso foi mais fácil do que nunca com o Opcenter.”

Como quer dar o próximo passo conosco?