Indústria de Móveis Bartira Revoluciona o Processo de Sequenciamento

A EMPRESA

Com mais de 50 anos de história, a Indústria de Móveis Bartira, empresa do setor moveleiro e pertencente ao grupo Via Varejo é a maior fábrica de móveis da América Latina e o maior fornecedor de móveis das Casas Bahia. Contanto com 110.000m² de área e 1.400 funcionários, a empresa conta com uma produção diária de 26.000 caixas de produtos de cozinhas e dormitórios, atendendo todo território nacional.

O DESAFIO

Até o final de 2018, a empresa trabalhava com um processo de sequenciamento parcial das linhas produtivas. Somente os recursos gargalos eram sequenciados, e mesmo para estes, o tempo para gerar a fila de operações era alto, levando uma semana para fazer o planejamento mensal da fábrica. A falta de dinamismo no sequenciamento e ressequenciamento gerava atrasos recorrentes no fim de cada mês. A equipe, até então de 10 pessoas, utilizava planilhas para gerenciar os trabalhos do dia-a-dia: coleta de dados de apontamentos, gerenciamento de ordens de produção e sequenciamento das linhas.

Frente a todos esses desafios, a empresa buscou a NEO Engenharia de Produção para realizar o projeto de Sequenciamento da sua planta, através do PREACTOR AS, da Siemens.

SOLUÇÃO

O Preactor Scheduling foi parametrizado para atender o sequenciamento dos setores de coladeira de bordas, furação, pintura, montagem e embalagem. Para cada setor foram mapeadas as diversas características que constituem o produto e configurados como atributos de setup, entre eles: tipo de fita de borda, família de produto, tipo de desenho e cor da chapa.

A solução entrega um plano de produção viável, balanceando os recursos e reduzindo o WIP dentro da fábrica, através do sincronismo entre as diversas operações, respeitando e minimizando os devidos setups e as restrições de ferramentais da fábrica. A cada programação, o Preactor recebe os dados de apontamentos do MES e organiza a fila pendente nas máquinas. A partir desta fila, o usuário do Preactor realiza o sequenciamento das demais operações com as suas devidas prioridades (ordem normal, ordem de assistência, ordem de reposição e ordem de retrabalho).

Tendo em vista a necessidade da Bartira de fazer análises da capacidade de produção da fábrica, mão de obra, matérias primas e demais variáveis, o Preactor ainda entrega uma solução de simulação de produção, onde é possível para a empresa executar um plano de produção de meses no futuro, tão longo quanto for o forecast recebido.

Com o plano pronto e validado, o usuário então exporta a fila de produção das máquinas diretamente para o ERP e para o MES. A partir do momento que o sequenciamento é liberado, ele já está disponível nos terminais das máquinas para os operadores poderem cumprir o sequenciamento do seu turno. Por meio de travas nos terminais das máquinas, o operador não pode alterar a sequência sugerida pelo Preactor sem autorização de um supervisor, fazendo com que o trabalho realizado pela equipe do PCP seja realmente o cumprido no chão de fábrica.

RESULTADOS

Após a implementação e maturidade no uso do Preactor, o trabalho que a equipe de dez pessoas não conseguia atender em uma semana, hoje é completamente atendido por quatro pessoas, em apenas 2 horas. A visão do sequenciamento deixou de ser somente nos recursos considerados gargalos e passou a ser de todas as máquinas da fábrica, dando um poder de análise maior para o PCP. Somente na programação destes recursos gargalos, a aderência entre o planejado e o executado estava em 60%, 6 meses após a implementação, sequenciando todos os recursos, a aderência chegou em 100%. A capacidade produtiva, que antes era de 24.000 caixas ao mês, passou para mais de 26.000, um aumento de quase 10% na produtividade, com todas as entregas adiantadas. Sendo parte desse ganho de eficiência devido ao sincronismo dos dados e outra parte devido a trabalhos de melhorias em todos os setores.

Por fim, a coleta de dados, que era feita a partir de diversas planilhas, hoje é extraída da base de dados do Preactor, de forma organizada, em poucos minutos. O reflexo do Preactor no dia a dia deu um sincronismo muito maior entre os diferentes processos, levanto o cliente a atestar: “O Preactor fez com que os processos ficassem totalmente sincronizados”.

As demais pessoas da equipe tiveram suas rotinas modificadas para atividades mais estratégicas na empresa, analisando dados e buscando as melhores soluções para a Bartira.

“A implantação do Preactor AS na Bartira foi um marco na programação da Empresa. Sem o sincronismo das etapas não estaríamos com o nível de entrega atual. Todas as empresas deveriam assim que possível implantar um sequenciador de produção eliminando ao máximo a interferência humana no processo de programação.”
FERNANDO CANELAS, Coordenador de PCP

Um ano após a implementação, a Bartira continua investindo no Preactor, buscando novas soluções, novos relatórios e novas regras personalizadas de sequenciamento.

Victor Todeschini
Engenheiro de Produção, sócio da NEO e mestrando pela UFRGS. Possui 6 anos de experiência em consultoria direcionado a gestão da produção e implantação de sistemas APS. Busca conciliar conceitos da academia com a prática do PCP moderno, mantendo-se atualizado pelas tecnologias emergentes. Foca em trazer para o cliente novas metodologias para otimizar seus processos. Apaixonado e sempre atualizado em seriados. Não abandona as origens do Heavy Metal e do café para motivar o dia-a-dia de trabalho.
Leia mais posts de Victor Todeschini